Atenção, atletas de fim de semana

postado em: medicina | 0

Os exercícios físicos, sabemos, fazem um bem danado à saúde. Sem tempo ou disposição para realizá-los ao longo da semana, algumas pessoas treinam apenas aos sábados e/ou domingos, o que demanda maior cuidado.

Isso porque, quando a prática de atividades físicas é feita sem regularidade, aumenta-se os riscos, por exemplo, de lesões. Falta orientação profissional, exagera-se na carga e no tempo do exercício…

O coração, vale ressaltar, também pode sofrer com a falta de condicionamento cardiorespiratório. Segundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, e de Sidney, na Austrália, caminhadas muito prolongadas, corridas, futebol ou outros esportes aumentam em até oito vezes os riscos de uma parada cardíaca.

Em comparação com quem não faz qualquer exercício, de acordo com os mesmos estudos, os indivíduos que se exercitam de alguma forma, mesmo irregularmente, apresentam menos risco de morrer de câncer ou de doenças cardiovasculares.

O importante, portanto, é se exercitar com o propósito de melhorar a saúde, produzir bem estar e aliviar o estresse, ou seja, sem exageros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *